sexta-feira, 23 de abril de 2010

cão no lugar de gente?




...odeio FRESCURA com cachoro... odeio o fato de cães serem melhor tratados que pessoas... que crianças. Fico revoltada de verdade... Acabo de ver na Ana Maria "Brega", cães que são tratados com Florais e todas as frescuras que um ser humano merece para ter mais qualidade de vida. É muita desumanização do humano e humanização do cão... Para mim, isso é algo intolerável... É claro que a sociabilidade construida no modo de produção capitalista, é uma das grandes responsáveis por isso. O fato do homem ser desumanizado, reificado, já é elemento explicado por Marx/Engels e toda sua tradição teórica, como um problema a ser superado pelos próprios homens. O fato do cão ser humanizado, nunca vi críticas sobre isso, mas vejo como uma maldade feita com os bichos... é rídiculo, como na foto ao lado!
O individualismo está se aprofundando cada dia mais... e a solidão é um fenômeno que cresce, atingindo grandemente a classe média... E, vejo que as pessoas tentam resolver a solidão com os cães, humanizando-os... tratando-os como pessoas... Me perdoem os amantes de cachorros, mas investir em cães como se fosse em gente é vergonhoso! Os cães não são seres humanos. Os cães são cães. Podem ser amigos, lindos, companheiros, defensores... Mas continuam sendo cães. É mais fácil conviver com os cães que com os humanos?.. claro que sim! A convivência com ser humano exige troca... exige entrega... E não temos mais muito paciência para isso. Na maioria das vezes, os cães não nos contrariam... O amor é quase "incondicional"... quais são as condições?: comida e contato. Deu comida, fez carinho: pronto, o cão te ama... As pessoas que tratam os cães como gente, acreditam que os cães são "pessoas melhores", afinal de contas, não reclamam com palavras! Vejo que a relação com os cães acaba sendo instrumental. O cão satisfaz algumas carências, sem reclamar muito... Mas é claro que os cães reclamam... É claro que os cães não são gente. Os cães são animais domésticos...
E na relação entre pessoas? Na relação entre pessoas existe algo cotidiano: o conflito. Nas relações interpessoais, os conflitos devem ser resolvidos com diálogo, com paciência, com persistência... E isso não é fácil... Os conflitos existem, pois a vida é dialética, está em intenso movimento! E este movimento não é linear, é contraditório... Respeito os cães, mas não as pessoas que preferem os cães a gente! Ainda encaro o desafio de manter-me ligada com pessoas... com gente!

PS... quem tem cão e não tenta substituir gente por cão, tem todo meu respeito!

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto blá, blá, blá!! Quem é vc pra julgar quem ama e trata bem os animais?? Os animais são nossos irmãos!! Saiba que fazem mais bem a muitas pessoas do que muitos seres humanos!! Quantas pessoas foram salvas de depressão por animais!! No que depender de mim, os animais sempre serão tratados como príncipes e princesas, pois eles são só pureza e luz!! Nos animais não existe maldade; mesmo aqueles bichos agressivos como as cobras só atacam por instinto, diferentemente do ser humano, que faz o mal sem nenhum motivo e por puro sadismo!! O ser humano é a espécie mais sádica e egoísta do universo!! Temos tornado a vida dos animais um inferno ao longo de todos os milênios de existência!! A única coisa que me deixa tranquilo é saber que existe a LEI DO RETORNO: tudo que fazemos de bom ou ruim volta pra nós com juros e correção monetária!! E certamente quem maltrata os animais receberá a punição pelos seus atos!!